Função SEERRO, Como Utilizar este Recurso?

Função SEERRO, Como Utilizar este Recurso?

Hoje vamos falar sobre a função SEERRO do Microsoft Excel. E, acima de tudo, entender para que serve este recurso. Com certeza você deve ter se deparado diversas vezes com algumas fórmulas que tem o potencial de gerar erros. Como por exemplo: uma divisão. 

A função PROCV por exemplo tem um potencial muito grande de gerar erros. Além disso não é bom que você deixe erros na sua planilha ou em seus relatórios. Isso porque quem olha seus relatórios pode ter uma má impressão caso venha com erros. Ou seja, fica parecendo que a informação que está lá inserida tem alguma coisa fora de sentido.

Além de feio também fica esquisito. Então, você tem que saber tratar esses erros. Da mesma forma saber “o que” exibir na célula caso ocorra algum desses erros. Portanto é isso que nós vamos ver com a função SEERRO, que é uma função muito simples e extremamente útil.

Função SEERRO passo a passo

A função SEERRO no Excel, como diz o próprio nome, mostra uma informação caso aconteça algum erro. Dentro do Excel é possível ocorrer vários tipos de erro.

Então vamos ao exemplo da função SEERRO. Temos uma tabela simples onde faremos alguns cálculos variados da seguinte forma:

  • Primeira linha: Soma
  • Segunda linha: Multiplicação
  • Terceira linha: Divisão
  •  Quarta linha: Subtração
  •  Quinta linha: Função PROCV
Exemplos de erro para atuar com a Função SEERRO

Neste post não iremos entrar em detalhes da função PROCV pois o foco é o uso da função SEERRO

A soma, por si só, é muito difícil de gerar um erro bem como a multiplicação e a subtração. Contudo, se por algum motivo no meu cálculo aparecer um texto, ele vai gerar um erro

Ainda assim, eu digo que as funções de soma, multiplicação e subtração não têm potencial de gerar um erro. Isso porque é muito raro ter um número calculando com texto.

Já na divisão, por sua vez, se eu tenho um cálculo perfeito não ocorre erros. No entanto, se dividimos um número por zero ele traz o erro na planilha.

Função SEERRO – PROCV

Da mesma forma a função PROCV possui variadas possibilidades de gerar erros. Por exemplo: Se eu inserir um Valor Procurado que não pertença a primeira coluna da Matriz Tabela, o Excel irá apontar um erro na planilha.

Isso acontece porque o Microsoft Excel não encontra a informação na matriz da tabela que você indicou. Por exemplo: Nós temos o item Brigadeiro na coluna 2. Vamos supor que eu peço para o Excel trazer informação da coluna 3, no entanto, não existe coluna 3.

Exemplo de Erro com a função PROCV

Dessa forma basta indicar a coluna 3 que, automaticamente, o programa irá gerar um erro de referência porque ele não sabe do que eu estou falando.  

Por não utilizar a Função SEERRO, gerou um erro de referencia

Função SEERRO – Divisão

Como vimos tanto a função PROCV como a fórmula de divisão, ambas têm o potencial de gerar erros. Afinal, como tratar isso?

Vamos ao exemplo. Iremos aplicar a função SEERRO na divisão. 

Função SEERRO Divisão

Inserimos a função SEERRO logo após o sinal de igual . Esta função é muito simples pois ela possui apenas dois argumentos.

  • Valor:  é a operação que possui o potencial de gerar o erro. Neste caso, a divisão. Portanto tudo o que tiver potencial de gerar erro, seja divisão ou PROCV, você vai inserir neste primeiro argumento.
  • Valor se erro: aqui você irá inserir o que deseja que apareça caso acuse algum erro. Por exemplo: nosso erro ocorre por causa de divisão por zero. Neste caso vou inserir o texto “Divisão por zero”. Então quando der o erro é esta mensagem que será exibida na minha planilha.
Função SEERRO

Podemos notar que ocorreu um erro na equação. Por isso o Excel mostra a mensagem no lugar do erro. Se eu colocar um número novamente, então ele volta calcular. No entanto, se eu colocar o número 0 ele volta a exibir a frase Divisão por zero.

Corrigindo erros na função SEERRO

Apesar de ser possível inserir texto para indicar qualquer erro, esta não é a alternativa mais indicada para um campo numérico. Isso porque quando estamos falando de números, é natural que eles sejam utilizados para um cálculo.

Ou seja, se eu fizer outra coluna de cálculos posteriormente vou ter problemas porque eu coloquei um texto como alternativa ao erro. Dessa forma, quando o Excel efetuar algum calculo com esta célula vai gerar outro erro e teremos que fazer uma série de SEERROs para eliminar este problema.

Função SEERRO

Para isso, é interessante que você trate no local para não deixar o erro disseminar.

Portanto ao trabalhar com a função SEERRO não utilize textos como alternativa ao o erro em campos numéricos. Ao invés disso, procure inserir o número 0 (zero).

Dessa forma o Excel consegue calcular demais valores. Da mesma maneira, se precisar fazer uma fórmula o programa vai fazer a conta sem gerar uma reação em cadeia de erros.

PROCV com SEERRO

O PROCV é um caso à parte. Aqui pode não haver problemas em trazer um texto para dentro da célula porque o PROCV é uma função que pode buscar tanto números quanto textos. Por isso é normal ter textos nas células com nomes de produtos, por exemplo.

No exemplo vamos inserir a função SEERRO no PROCV e no final colocaremos a mensagem Código não encontrado

Ou seja, caso eu insira algum número que não corresponda a minha tabela PROCV, logo aparecerá esta mensagem de Código não encontrado.

SEERRO na Função PROCV

Este recurso é uma forma para tratar erros e prevenir que estes erros sejam enviados para várias pessoas através de relatório, impressão ou PDF. Isso porque ao receber um arquivo que contenha erros, gera um sensação de que algo está errado e pode-se perder a credibilidade na pessoa que gera este documento.

Exibindo resultado do Seerro

Então fica aí a dica da função SEERRO no Excel. Pode usar e abusar, eu por exemplo, utilizo todos os dias principalmente em tabela dinâmica. Apenas cuidado com o que colocar como alternativa ao erro se será campo de texto ou campo numérico.

Aprenda Microsoft Excel

Espero que vocês tenham gostado de aprender sobre a função SEERRO. Nos vemos na próxima aula. Você pode conferir na prática através do vídeo abaixo. Então aproveita e se inscreva no canal para ampliar seus conhecimentos sobre Excel.

Toda semana tem conteúdo novo e gratuito para te ajudar.

Se você ainda é iniciante e quer aprender tudo sobre Excel, não deixe de conhecer nosso curso Excel Aprendiz.

Qualquer dúvida sobre outros recursos do Excel leia outros textos do blog e outros vídeos do canal. Você também pode deixar suas dúvidas no box de comentários.

Um grande abraço e bons estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *