Mercado de Trabalho! Microsoft Excel para que?

Apesar de o conhecimento em Excel ser um fator bastante exigido pelas empresas no mercado de trabalho, muitas pessoas ainda subestimam a importância deste programa do Office para uma rotina empresarial.

Geralmente, isso acontece por conta do comodismo. Muitos profissionais ficam tão focados em conquistar uma vaga de emprego rápido que marcam várias entrevistas de emprego sem, de fato, estarem preparadas para o processo seletivo que está por vir. E essa é uma péssima opção.

Acima de tudo, sem um bom preparo para os processos seletivos, você sempre vai perder a vaga para o coleguinha do lado, que está disputando a mesma vaga na empresa.

Uma das principais causas para o desemprego é a falta de mão de obra qualificada. Infelizmente, esse é um grave problema a ser resolvido.

Como a falta a autoconfiança pode afetar a sua busca por um novo emprego?

Em muitos casos, o problema de qualificação está diretamente relacionado à falta de afinidade de um candidato com uma ferramenta tecnológica.

Quando isso ocorre, frequentemente é porque o profissional :

  • subestima sua capacidade de aprender e desenvolver novas habilidades
  • sente-se intimidado por colegas que sabem mais do que ele, pensando ser tarde demais para começar o aprendizado de algo novo
  • por usar essas ferramentas todos os dias, acredita que já sabe o suficiente
  • não acredita ser merecedor de melhores oportunidades de trabalho

Se você se identificou com um dos motivos que foram elencadas acima, você precisa mudar essa situação agora mesmo. Mas por onde começar?

Para responder a esta pergunta, por favor, me acompanhe no raciocínio abaixo :

Apesar de ser nitidamente notável, será que você percebeu algo em comum nas causas listadas acima ?

Exatamente, a autoconfiança !

De certo, este elemento pode ser decisivo em sua vida pois, se esta for muito elevada, por vezes o conduzirá ao comodismo uma vez que pensará ser desnecessário aprimorar-se.

Por outro lado, se ela for muito baixa, provavelmente vai desistir antes mesmo de começar com a ilusão de que não tem a capacidade para fazer o que é necessário.

Conclui-se que, para ambas situações, há 3 soluções possíveis.

  1. Estudar
  2. Estudar
  3. Estudar

Por ora, pare de pensar se seu conhecimento é bom demais ou ruim demais. Apenas, estude! Sempre e continuamente.

Perceberá que, é a única forma de ter sempre a certeza de que não está deixando passar nenhuma oportunidade, pois está constantemente fazendo o que está em seu alcance para ser uma pessoa e um profissional melhor.

Enquanto você busca um novo emprego mas não se prepara para ele, demais candidatos estão fazendo ambos e assim, vão aumentando suas chances de contratação.

Foco no Mercado de Trabalho, não se engane

Sim, certamente são muitos procurando pelas mesmas oportunidades que você.

Por outro lado, o que você está fazendo para aumentar as suas chances de conquistar aquela oportunidade dos sonhos?

Talvez a resposta para essa pergunta esteja no próximo tópico, logo em seguida.

“Eu preciso mesmo do Excel?”

A pergunta do subtítulo acima é uma reflexão que muitas pessoas se fazem.

Constantemente, esses profissionais tentam descobrir atalhos, caminhos simples e rápidos para obterem uma boa posição no mercado de trabalho.

E, ao pegar esses atalhos porém, estes acabam por subestimar a importância do conhecimento.

O Microsoft Excel, por vezes, se encontra no meio do caminho deste atalho, como uma pedra.

E sim, caberá a você escolher, se vai deixar esta “pedra” te atrapalhar ou se vai utilizá-la como um apoio, para sustentar seu caminho ao topo de sua carreira profissional.

Todavia, por ser um programa já instalado no computador de muitos, é comum ouvir colegas de trabalho e amigos dizendo que já sabem mexer com o Microsoft Excel.

Entretanto, ao pensar dessa forma essas pessoas estão apenas aceitando que não há a necessidade de aprimoramento. Rejeitando assim a necessidade de um conhecimento mais completo e abrangente desta ferramenta de capacidade extraordinária.

Infelizmente, as consequências disso só são sentidas quando não conseguem a vaga de emprego que ambicionam, ou ainda pior, após serem substituídas em suas atividades.

Mercado de Trabalho

Ao engajar-se no mercado de trabalho, naquele processo seletivo tão importante para o futuro da sua vida, um bom conhecimento em Excel certamente lhe fará falta.

Isto sem contar o mal estar gerado quando você constatar que seus concorrentes perceberam isto antes de você.

Portanto, para responder à pergunta que está no título deste tópico: Sim!

Independente da sua área, Exatas ou Humanas, sendo você um engenheiro, administrador, médico ou nutricionista.Sim, TODOS precisamos do Microsoft Excel.

Acredite!

Ainda que, atualmente, você esteja em um cargo que não usa o Excel com tanta frequência, já pensou se uma nova oportunidade surge na empresa?

Para desejar um novo cargo, o tempo de empresa nem sempre é suficiente. Afinal, os seus colegas de trabalho podem estar mais preparados do que você. E nesse caso, qual será a sua vantagem competitiva?

Dessa forma, podemos concluir que, se você quer estar aberto a novas oportunidades, quer crescer na empresa e não se limitar a apenas uma mesma atividade profissional para o resto da sua carreira, é melhor iniciar seus estudos o quanto antes.

Por isso, que tal começar a aprender Excel hoje mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *