Vamos falar hoje sobre os nível de Excel. Como você classifica o seu conhecimento?
Muitas pessoas definem seu patamar de conhecimento em Microsoft Excel através do curso que fazem. Por exemplo : “…fiz um curso de Excel nível básico, logo, eu tenho Excel básico”. O mesmo para quem fez cursos de níveis avançados.
Mas, você já parou pra pensar como as escolas definem esse ranking?
Saiba que não existe uma regra, é muito relativo. Essa régua varia de cada escola / professor. Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao decidir qual é o seu nível de Excel e até qual curso você vai escolher fazer.
Tem muitos profissionais por aí considerando possuir um nível avançado em Microsoft Excel após fazer um curso de Excel Avançado. Porém, não se sente seguro nem em aplicar funções básicas.
Vamos entender melhor…
Lembre-se que não existe uma regra para o básico, intermediário e avançado. Cada escola/curso vai decidir quais são os assuntos abordados para cada nível.
Resumindo, como devo escolher um curso de Microsoft Excel?

Acima de tudo, o melhor parâmetro é comparar os conteúdos e analisar quais são os assuntos que serão abordados. É preciso ver toda a grade. Quais são as áreas que serão explicadas? Vai falar de funções? Quais são essas funções? Você precisa de todas essas funções? Se não precisar, não vale muito mais a pena utilizar esse tempo para aperfeiçoar outras áreas do Excel?
O curso básico de uma escola pode ser completamente diferente do básico de outra escola. Se for pesquisar a fundo você vai perceber que o curso de Excel básico da escola 1 terá muito menos conteúdo do que a escola 2 que também ofereça o “mesmo” curso básico. Por isso, é extremamente importante analisar com cautela o que cada um vai te entregar antes de fechar com o primeiro que encontrar.
O que um curso de Excel nível básico deve oferecer?
O básico é a base, é o que o mercado está precisando hoje. Grande parte das empresas buscam por profissionais que tenham um curso básico. O Excel básico, é o que vai te dar a bagagem e a confiança necessária para que você possa inserir essa informação no seu currículo, seguro de que você poderá entregar aquilo que lhe for pedido.
Muitos podem ter a impressão de que o básico não é muito. Mas pense comigo, o básico é o primeiro passo. É o que vai lhe trazer o conhecimento necessário para conhecer e entender quais são as necessidades, qual é a melhor forma para criar e organizar uma planilha, o que pode ser melhorado e então buscar aprender o intermediário e/ou avançado.
Acima de tudo, o básico é necessário para começar qualquer assunto no Excel. Uma pessoa que tenha feito um curso de Excel Básico de modo efetivo, deveria estar muito à frente de alguém sem capacitação alguma. O nível básico deve ter a capacidade de incorporar uma grande bagagem ao seu knowhow .
Tenho o básico, posso ir direto para o avançado?
Pode. Mas tenha muito cuidado! Para fazer o Excel Avançado você deve estar totalmente expert no conteúdo que lhe foi ministrado no Básico.
Primeiramente, não devem existir dúvidas básicas. É preciso estar bem entendido do assunto, e só depois disso, passar para o próximo nível. Podendo inclusive, ser o avançado.
Entretanto, volto a dizer. Você só vai conseguir acompanhar o avançado se o básico já for totalmente dominado.
Não faça nada correndo. Comece com o básico. Lembre-se de treinar muito para que não existam dúvidas. Em seguida, você se sentirá completamente seguro com o primeiro nível.
Mesmo que você já possua algum conhecimento em Microsoft Excel, vale muito a pena começar os estudos a partir do Básico para ter certeza de que não está deixando nenhum fundamento importante para trás. É o famoso “dê um passo para trás para poder avançar 2 em um espaço curto de tempo“, mas será um passo firme e confiante.
Entenda que, dessa forma, você terá maior aproveitamento no curso avançado. Uma vez que você fez o básico e tem uma intimidade legal com o assunto, o avançado será um grande complemento.
Mesmo porque, se o seu básico estiver mal resolvido, muitos recursos do avançado que são úteis e importantes, serão difíceis de conseguir entender e aplicar. Sem contar que você não saberá identificar a melhor forma de utilizar os recursos por faltar aquela base bem completa.
Como me sentir seguro com o nível de Excel?

Lembre-se que você só vai ficar craque se praticar. Muitas vezes, nos cursos, você tem enunciados para fazer as atividades. Porém, no seu dia a dia, no seu trabalho, não haverão enunciados.
Primeiramente, após analisar quais são as necessidades da empresa, você deverá planejar quais dados serão demonstrados. Depois disso, criar a solução através do dos conhecimentos adquiridos em cursos e dos treinamentos.
Por isso, sempre faça vários testes. Treine sempre que possível, seja no trabalho, seja em casa controlando suas finanças, etc…
Não fez nenhum curso?
Entretanto, se você não fez nenhum curso de Excel, te convido a conhecer o meu Curso Completo de Microsoft Excel Básico.
Dos cursos básicos que você vai encontrar hoje no mercado, este é o mais completo. E sabe por que?
Porque, acima de tudo, fazemos pesquisas contantes, buscando saber o que o mercado de trabalho está buscando em um profissional com conhecimento em Excel.
Tenho feedback de meus mais de 5 mil alunos em mais de 15 países, e identifico suas necessidades. Sei o que estão precisando no trabalho quais assuntos estão sendo exigidos. Dessa forma, o curso sempre está recebendo conteúdos novos.
Além disso, vale lembrar que todos os meus alunos sempre receberão essas atualizações. Sem contar que a cada 6 meses lançamos um pacote de exercícios desafiadores para treino.
Lembre-se sempre de tomar muito cuidado ao analisar os cursos. Compare as grades, os valores e invista no seu conhecimento ,você sabe o quanto é importante. Não se leve por rótulos de básico, intermediário e avançado, leve sempre em consideração o conteúdo que será oferecido 😉