A alça de preenchimento do Excel é um dos recursos mais utilizados do programa. Isto porque agiliza o nosso trabalho e de quebra, é muito simples de usar.
O que poucas pessoas sabem é que este é um recurso que pode ser personalizado, ou seja, ele não serve apenas para fazer uma sequencia automática de números ou dias.
Neste artigo você vai aprender como a alça de preenchimento funciona e também como criar listas personalizadas para facilitar seu uso no dia a dia.
E então, vai entender o que fazer quando a alça de preenchimento não funciona como você gostaria.
Alça de Preenchimento do Excel – O que é:
Acima de tudo, a alça de preenchimento do Excel, é aquele sinal de adição (+) que encontramos ao posicionar o mouse no canto direito inferior de uma célula selecionada. Dessa forma, ao segurar com o botão do mouse e arrastar selecionando outras células, ela copia automaticamente as informações para todas as células selecionadas ou gera uma lista.
Essa função funciona tanto para quando você quer repetir exatamente o conteúdo de uma célula para as demais, como também funciona criando uma sequencia, como por exemplo, a sequencia numérica.
É possível utilizar facilmente esse recurso quando queremos copiar uma célula para as demais seguintes. Como por exemplo, criar uma sequência numérica, uma sequência de datas, ou ainda uma sequência de dias da semana.
Por outro lado, o que nem todo mundo sabe é que podemos personalizar essas listas de preenchimentos de várias formas, como vamos aprender neste post.
Sequências numéricas com a alça de preenchimento do Excel:
Primeiramente, esta é a forma mais comum e simples. Ao digitar o número 1 e arrastar a alça de preenchimento, o Excel fará a cópia desse número nas demais células.
Para criar a sequencia numérica, basta adicionar o número 2 na célula seguinte. Em seguida, selecione ambas, e agora, basta puxar a alça de preenchimento. Dessa forma, os números são preenchidos na sequência.
Essa mesma regra vai funcionar quando você quer que apareçam apenas números ímpares ou pares, pular uma sequência de 5 em 5 números, enfim. É só testar as inúmeras possibilidades.
Sequência de datas com a alça de preenchimento do Excel
Da mesma forma, quando queremos uma sequência de datas, também utilizamos a alça de preenchimento.
Ao digitar a data e arrastar a alça de preenchimento, as células seguintes vão seguir a sequência de datas, dia por dia. Caso necessário, é possível fazer essa sequência de mês a mês ou até ano a ano. Para isso, é só seguir o passo a passo a seguir:
Após digitar a data para iniciar a sequência, arraste a alça de preenchimento clicando com o botão direito do mouse.
Ao soltar o botão do mouse, aparecerá uma caixa de opções, onde você pode selecionar se deseja que a sequência seja feita através dos dias, meses ou anos. Existe também a opção dias da semana, na qual, aparecerão apenas datas que estão entre segunda e sexta-feira, pulando assim, dias que caem em sábados ou domingos.
Veja abaixo como fica cada uma dessas opções no exemplo a seguir:

Lista personalizada
Já vimos acima listas básicas que podemos obter apenas utilizando o recurso da alça de preenchimento com as listas já configuradas pelo Microsoft Excel.
Em seguida, vamos aprender como personalizar uma lista com outros tipos de sequência.
Vamos utilizar um exemplo simples, que é a sequência das letras do alfabeto.
Se digitamos a letra A e arrastamos com o mouse, temos uma sequência de letras A.
Seguindo a lógica dos exemplos anteriores, vamos testar agora A e B, selecionar ambas as células e arrastar.
Desta forma, teremos a sequencia A e B repetida diversas vezes. Veja os resultados na imagem abaixo:

Mas, e para fazer a sequência do alfabeto?
Aí sim temos que criar uma lista personalizada.
Passo a passo para criar lista personalizada no Excel:
Acesse: Arquivo > opções> menu Avançado > Editar listas personalizadas
Perceba que abre uma caixa com as listas de sequências que já estão personalizadas, aquelas que vimos nos tópicos acima.
Em seguida, vamos clicar em “NOVA LISTA”.
Agora é a hora de criar a sequência que desejamos personalizar.
Para este exemplo, vamos digitar todas as letras, de A a Z, pressionando a tecla Enter para separar cada uma delas. Ou então, copie e cole as letras em ordem alfabética nesta caixa, sempre deixando uma letra por linha.
Feito isso, basta clicar em “Adicionar” > “OK”.
Pronto, sua lista personalizada já está pronta, agora é só testar!

Exemplo 2
Vamos imaginar que sempre digitamos os nomes dos funcionários de determinada empresa em uma planilha para colocar o valor de comissão diária.
Para facilitar esse processo, basta criarmos uma lista personalizada com a sequência de nomes. Dessa forma, sempre que precisar da lista de funcionários, basta digitar o nome de um deles e arrastar a alça de preenchimento que teremos todos os nomes como colocamos na nossa lista personalizada.
Vamos usar agora outra opção que facilita a criação desta lista. Vamos utilizar a barra “importar lista das células” . Basta clicar no campo de preenchimento e então selecionar o intervalo de células onde constam as informações que queremos utilizar. Agora, é só clicar em “Importar” e “OK”.
Veja o exemplo na imagem a seguir:

Veja o vídeo com o passo a passo:
Por fim, este é um dos vídeos do meu canal no YouTube, onde ensino essa funcionalidade na prática.
Inscreva-se em nosso Canal do Youtube
Este recurso auxilia em diversas situações. Não apenas este, mas todos os recursos que ensino no meu Curso Online de Microsoft Excel Básico.
Todas as aulas, são especialmente voltadas para o mercado de trabalho. São diferentes assuntos e recursos que você realmente vai utilizar em seu dia a dia profissional, e que farão você se tornar um destaque quando o assunto é planilhas do Excel.
Para conhecer mais, clique aqui.
Ficou dúvida? Envie nos comentários !
Por fim, envie também sugestões de temas que gostaria de ver aqui no blog.

Link permanente
Hey, me ha parecido buen post, me ha aportado buena informacion y mas para un informatico como yo, gracias y hasta pronto.